A mecânica quântica ou o princípio da incerteza,
A física quântica é uma das áreas mais bem-sucedidas da ciência humana, e graças à mecânica quântica temos hoje tecnologias de ponta que cabem na palma das nossas mãos. Mas o que é exatamente física quântica e mecânica quântica? Como isso pode ajudar a entender o universo?
Mecânica quântica é a parte da física que explica o mundo em escala atômica e sub-atômica, ou seja, as partícuas que formam as moléculas e o átomo, assim como as interações entre elas. Entre essas partículas estão o elétron, próton, nêutron, quarks, entre outros. Embora descreva como as partículas funcionam, a mecânica quântica também explica alguns fenômenos em grande escala.
A física quântica em sua profundidade “Se você pensa que entende alguma coisa sobre mecânica quântica, então é porque não entende nada.” A frase, do físico norte-americano Richard Feynman, ganhador do prêmio Nobel de Física de 1965, define bem o sentimento de quem busca compreender esta ciência.
A mecânica quântica nasceu em Dezembro de 1900 quando Max Planck deduziu a expressão matemática e em 1913, Niels Bohr introduz o quantum no átomo de hidrogénio, postulando que as órbitas permitidas estão quantificadas nos estados estacionários, havendo emissão ou absorção de um fotão quando o eletrão salta de uma dessas órbitas para outra, obtendo desse modo as séries espectrais dos hidrogenóides (átomos ou iões com um único eletrão).